quarta-feira, 23 de julho de 2014

A Necessidade da Inteligência Emocional na Educação Infantil

Trabalhando diariamente com as crianças, percebemos  a algum tempo as mudanças cada vez maiores de nossos pequeninos. Isto tem sido gerado por alguns fatores relevantes: mudanças da nossa sociedade nos últimos trinta anos, onde a mulher saiu para o mercado de trabalho, não podendo assim dar a atenção que antes era dada aos filhos; as exigências profissionais estão maiores, ou seja, as empresas estão exigindo muito mais tempo e raciocínio dos seus funcionários, gerando muito stress, cansaço mental e físico, comprometendo a qualidade dos momentos familiares; com o advento da internet e a quebra das barreiras comerciais internacionais, o mundo se globalizou , entramos em uma era digital fortíssima, além do bloco de conhecimento humano se exponenciando de maneira incrível, gerando uma necessidade de atualização constante através de cursos, especializações, leituras técnicas para se manter ativo e acompanhar o ritmo frenético do mercado de trabalho.

Tudo isso tem feito os pais utilizarem os momentos de atenção familiar noturna para irem atras destes conhecimentos.
Quem esta sofrendo com todas estas mudanças são as crianças, pois ficam deficitários da atenção e carinho dos pais. Além disso, com a evolução natural da humanidade, eles estão chegando com mais inteligência, maturidade, e novas exigências, o que consequentemente vem gerando novas demandas na escola de educação infantil, exigindo que nós, educadores, busquemos novos métodos de trabalho para suprir tamanha necessidade.

Desde quando nos especializamos em Inteligência emocional, entendemos que a fase mais importante da construção do emocional de um ser humano, se da entre a fase do útero e os seis anos de idade, ou seja, tudo o que vivermos neste período, emoções boas e ruins, experiências negativas e positivas, e principalmente a maneira como os responsáveis por nós nos chamam a atenção, nos corrigem, explicam o fato acontecido, será fator determinante em nossa formação emocional, e consequentemente agiremos e reagiremos nas diversas situações em que a vida nos coloca quando adolescentes e adultos, de acordo com a formação emocional vivida na infância.

A partir de então, eu e minha esposa, diretores da Escola Infantil Sol da Vila, buscamos nos aprofundar na aplicação dos conhecimentos junto à educação infantil. Implantamos em nossa escola O Programa de Inteligência Emocional como parte integrante da grade curricular no ano de 2014. Para isso, fizemos uma parceria com a Escola da Inteligência, que ministra o programa para alunos, pais e professores. O mesmo foi idealizado pelo Dr. Augusto Cury, famoso escritor e estudioso da área, e tem o objetivo de implantar nas instituições de ensino a Inteligência Multifocal, para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis.
O Programa é considerado a maior referência do mercado em Inteligência Emocional, e sendo de fácil aplicação, possui rápidos resultados junto aos alunos, pais e professores. 
Abaixo, dados de uma pesquisa realizada em 2012 com base em 200 escolas contempladas com o programa da escola da inteligência.
Ganho com os alunos: Com a aplicação do programa, os alunos ganham um aumento no rendimento intelectual, conseguem um maior gerenciamento das emoções, além da superação das perdas e frustrações. 83% dos alunos conseguem melhoria nas relações interpessoais e no desenvolvimento cognitivo.
Ganho com os professores: Os professores serão o ponto de partida para o desenvolvimento deste programa. Será o mediador da inteligência e da saúde emocional. Há a promoção da saúde emocional dos professores, gerando uma maior motivação para lecionar. 88% dos professores afirmam resultados positivos em sua vida pessoal e profissional.
Ganho com a família: Os pais terão um ponto de vista diferenciado sobre a educação emocional de seus filhos. Há uma maior integração entre pais, alunos e professores, uma melhoria na relação pais-filhos, além da participação ativa dos pais na educação de seus filhos. 57% de aumento na participação da família na escola.
Trabalhamos com os pais através de apostilas e um encontro bimestral na escola onde ministramos uma palestra do programa. O intuito do encontro é trabalhar com os pais os mesmos temas e linguagem que trabalhamos com nossos professores e alunos. 
Em maio deste ano realizamos um encontro, cujo tema foi: 3° Hábito - Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar. Este tema faz parte do programa do método do Dr. Augusto Cury. Na palestra, trabalhamos a ideia de que corrigir erros é importante, mas a criança precisa entender, compreender uma situação de erro para desenvolver o pensamento crítico. Grande parte das nossas correções correm o risco de serem inúteis, pois não influenciam a personalidade. Além de não educar, elas podem gerar mais agressividade e distanciamento quando não os chamamos ao raciocínio lógico. Tratamos também sobre as janelas emocionais que criamos em nossos filhos de acordo como os corrigimos e agimos.Tivemos um excelente retorno dos pais referente ao conteúdo da palestra!
A cada dia que passa verificamos a importância cada vez maior de ajustarmos nossa linguagem educativa, e a cada mudança os resultados  aparecem de imediato!
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